Terças de Dados #41 – Ajustando a memória do servidor Oracle como um Jedi

No próximo dia 12 de Fevereiro, às 21 horas, deixe de ser um Padawan e vire um Jedi quando se trata de alterar a memória do servidor e do banco de dados Oracle.

Com a condução de Franky Weber, vamos ver rapidamente alguns conceitos dos principais parâmetros de Kernel do Linux relacionados à memória e também a relação deles com os parâmetros do banco de dados.

A ideia de apresentar este tema no Terças de Dados é mostrar na prática como evitar erros e acertar de primeira esses ajustes de memória no servidor.

Alguns dos tópicos que vamos abordar:

  • Memória compartilhada do Linux
  • Memória compartilhada do Oracle Database
  • Huge Pages/Large Pages
  • Aumento e redução de memória
  • Memória Física x Memória Virtual
  • TLB
  • Swap
Franky Weber Faust

Franky trabalha na Pythian como Consultor de Banco de Dados Oracle, tem amplo conhecimento em Oracle Exadata e tecnologias de alta disponibilidade, também tem conhecimento em outros SGBDs como MySQL, Cassandra e SQL Server.

Está sempre aprimorando suas habilidades focando principalmente no desempenho de Oracle Databases e Alta Disponibilidade.

Já esteve envolvido em grandes implementações de Oracle RAC multi-nós em Linux, AIX e Exadata e também em implementações de ambientes multisite com Oracle DataGuard.

Ele é OCP 12c, OCE SQL, OCA 11g, OCS Linux 6 e RAC 12c e foi nomeado Oracle ACE em 2017.

É bastante conhecido na comunidade brasileira de banco de dados por seu blog http://loredata.com.br/blog e por todo o apoio e suporte na comunidade Oracle do Brasil.

Franky escreve frequentemente para a OTN e é palestrante em alguns eventos sobre Oracle e banco de dados no Brasil e no exterior. Fique à vontade para entrar em contato através das redes sociais.

Tenha a sua VM preparada caso deseje acompanhar a prática no seu lab!

Caso não tenham um lab pronto pra acompanhar sugerimos esse: https://www.oracle.com/technetwork/community/developer-vm/vts-hol-2415742.html

Tem 5 instâncias nas versões 11.2.0.4, 12.1.0.2, 18.4.

 

Não deixe de participar!

 Como sempre, é grátis! 

3 comentários em “Terças de Dados #41 – Ajustando a memória do servidor Oracle como um Jedi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.