O que foi o DBA BRASIL 3.0?

Veremos neste artigo números, estatísticas e os principais acontecimentos que marcaram o evento DBA BRASIL 3.0, de acordo com a visão da equipe organizadora, e também de acordo com o feedback dado por diversos participantes através do boca-a-boca, comentários em redes sociais e a compilação de uma Pesquisa de Avaliação que teve início no dia 8/5/18 e que encerrou em 13/5/18, com exatas 100 respostas (aprox. 25% dos participantes).

O evento ocorreu dia 5 de Maio de 2018 das 8h às 17:30h, no Centro Universitário UNIBTA, localizado na R. Cubatão – 726, próximo ao metrô Paraíso, em São Paulo. Para obter mais informações sobre a localização, grade de palestras e outras informações relevantes sobre o evento, acesse o hot site.

Informaremos abaixo um pouco do que ocorreu neste evento, que tem crescido muito a cada ano, e que já pode ser considerado um dos maiores eventos sobre Bancos de Dados do Brasil:

 

1- Estatísticas do evento

– Quantidade de inscrições: 990 (ano passado tivemos 1049, não permitimos uma qtde. maior de inscrições este ano porque previmos que o espaço não iria comportar mais gente)

– Quantidade de participantes (407 inscritos previamente + 31 convidados) presentes no evento: 438 (333 ano passado, ou seja, um aumento de 31,53%)

– Quantidade de não-inscritos que estavam presentes no evento, incluindo pessoal da Organização, Recepção, Palestrantes e Patrocinadores: 49 (52 ano passado)

– Quantidade total de pessoas presentes no evento: 487 (385 ano passado, ou seja, um aumento total de 26,49%)

 

Seguem abaixo alguns gráficos e imagens que achamos interessante compartilhar, que foram gerados a partir do site de inscrições (Eventbrite), demonstrando alguns dos números apresentados acima e algumas informações adicionais. Na “Imagem 01” abaixo podemos ver o total de inscrições (participantes) efetuadas por UF, onde estamos destacando apenas os 5 estados com maior qtde. de incrições. Nele podemos observar que a maior parte dos inscritos é de SP (92, 12%):

 

Imagem 01 – Total de participantes por UF

 

Na “Imagem 02” podemos ver a qtde. de inscritos que compareceram ao evento X não comparecimentos. Dos 990 inscritos, 41,11% compareceram (407 compareceram e 583 não compareceram), o que é um bom percentual, e que vem crescendo a cada ano (ano passado foi 31,74%),  pois a média de comparecimento em eventos gratuitos é de 30% a 50%:

 

Imagem 02 – Participantes do evento X Não Comparecimentos

 

2- Organização do evento

A organização do evento foi realizada por um grupo de 8 voluntários, que se comunicaram quase que diariamente nos últimos 5 meses, para planejar e fazer com que o evento ocorresse da melhor forma possível. De acordo com o feedback que recebemos até o momento, o evento deste ano foi o melhor de todos! É claro que ele teve falhas, nada é perfeito! O importante é que conseguimos corrigir alguns erros do ano passado e o resultado geral agradou a grande maioria, desagradando a poucos… bem menos que no evento do ano passado, que já havia sido considerado um SUCESSO! Estamos felizes com os resultados alcançados e, ano que vem, acreditamos que o evento irá crescer mais ainda!

Agradecemos a todos que compareceram ao evento, a todos que deram o seu feedback através da Pesquisa de Avaliação, aos Patrocinadores: Dell EMC, a TmaxSoft, A Intersolution e Blue Solutions, a AimBetter, a UniDBA, a DBMaster, a Erprime e a Timbira; aos apoiadores DBA4All e OraMaster; e em especial ao anfitrião do evento, o Centro Universitário UNIBTA, pois sem ele o evento não teria sido realizado este ano!

 

3- Resultados da Pesquisa de Avaliação

Seguem abaixo alguns gráficos (que não precisam de maiores explicações) da pesquisa de avaliação que achamos interessante compartilhar para mostrar o perfil do público que participou do evento:

Imagem 03: SGBDs mais utilizados pelos participantes do evento

 

 

 

trabalhacomti
Imagem 04: Tempo de experiência dos participantes na área de TI

 

Imagem 05: Profissões dos participantes

 

Imagem 06 – Percepção dos participantes quanto à pontualidade das palestras

 

Imagem 07 – Percepção dos palestrantes quanto à qualidade dos brindes distribuídos no evento

 

4- Resumo do evento

Dia 5/5/18 foi um dia corrido! Na abertura do evento falamos rapidamente sobre a sua agenda e foram feitos alguns agradecimentos aos patrocinadores. Tivemos 42 palestras distintas, e dentro de tudo o que ocorreu, queremos ressaltar alguns acontecimentos que marcaram esta edição do evento:

1- A maior reclamação feita na pesquisa de avaliação foi a falta de espaço no local do evento. Faltando aproximadamente 2 semanas para a sua realização, diminuímos a quantidade de inscrições permitida, com o receio de ocorrer superlotação nas salas de palestras. Mesmo tendo tomado esta atitude, faltou espaço nas salas de algumas palestras. A boa notícia por trás disso é que o evento está sendo um sucesso (pois há um grande público envolvido) e há espaço para crescimento no próximo ano;

2- No ano passado a maior reclamação do evento foi referente aos atrasos de horários da sessão de abertura e de palestras. Este ano os horários foram controlados rigorosamente por uma equipe especializada em organização de eventos, e tivemos uma ótima avaliação neste item. De acordo com a Imagem 06, 94% dos participantes classificaram como “Bom”, “Muito Bom” ou “Excelente” a pontualidade das palestras;

3- Outro item que merece destaque é a qualidade dos brindes, que este ano foi superior aos do ano passado, devido ao fato de mais empresas terem apoiado o evento este ano, e consequentemente termos mais verba para compra de mais brindes, e com qualidade! Este ano 88% dos participantes avaliaram como “Bom”, “Muito Bom” ou “Excelente” a qualidade dos brindes;

4- Os “Lightning Talks” que ano passado foram muito bem avaliados, parece que não tiveram o mesmo sucesso este ano. Talvez pelo fato do espaço utilizado ano passado ter sido menor, com mais silêncio, e deste modo, ter propiciado maior interação entre os participantes. Este ano os itens que mais agradaram foram: o Checkin, que foi bem rápido mesmo com uma quantidade maior de participantes;  O “café de boas-vindas” e o “Coffee-break”, que foram bem fartos e variados;

5- A grande maioria do público avaliou muito bem o que viram nas palestras e o que viram no evento de um modo geral!

 

EM BREVE DIVULGAREMOS AQUI O ÁLBUM DE FOTOS DO EVENTO

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