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O que foi o DBA BRASIL 2.0?

 

Muitos que não foram ao DBA BRASIL 2.0 e a grande maioria dos que participaram dele, querem saber mais detalhes sobre o que ocorreu, números, estatísticas e os principais acontecimentos que marcaram o evento. Veremos abaixo um pouco disso tudo, além de acrescentarmos alguns comentários gerais de acordo com a visão da Equipe Organizadora, e também de acordo com o feedback dado por diversos participantes através do boca-a-boca, comentários em redes sociais e a compilação de uma Pesquisa de Avaliação que teve início em 10/5/17 e se encerrou em 12/5/17, com 79 respostas (23,72% dos participantes).

O evento ocorreu dia 6/5/17 das 8h às 17:30h, no Centro Universitário IBTA, localizado na Av. Paulista, 302. Para obter mais informações sobre a localização, grade de palestras e outras informações relevantes sobre o evento, acesse o site oficial dele. Informaremos abaixo um pouco do que ocorreu neste grande evento que está “fazendo história” e que já pode ser considerado um dos maiores do país sobre Bancos de Dados:

 

1- Estatísticas do evento

– Quantidade de inscrições: 1049

– Quantidade de participantes (305 inscritos previamente + 28 que fizeram inscrição no local) presentes no evento: 333

– Quantidade de não-inscritos que estavam presentes no evento, incluindo pessoal da Organização, Palestrantes e Patrocinadores: 52

Quantidade total de pessoas presentes no evento: 385

 

Seguem abaixo alguns gráficos interessantes que foram gerados a partir do site de inscrições (Eventbrite), que demonstram os números apresentados acima e algumas informações adicionais.

Na “Imagem 01” podemos ver o total de inscrições por categoria, ou seja, total de inscrições gratuitas + total de inscrições que fizeram aquisições de canecas e/ou camisetas. Um ponto muito importante que podemos observar neste gráfico é que a maior parte da inscrições foi realizada no último mês, próximo à data do evento.

Eventbrite_inscricoes_por_dia

Imagem 01 – Total de inscrições por categoria

 

Na “Imagem 02” podemos ver as inscrições por cidade do Brasil. Nele é possível observar que a maior parte dos inscritos é de São Paulo e região Sudeste, porém há inscrições de gente de muitas regiões do país:

Eventbrite_inscricoes_por_cidade

Imagem 02 – Inscrições por cidade

 

2- Organização do evento

A Organização do evento foi realizada por um grupo de DBAs voluntários que se comunicaram quase que diariamente nos últimos 6 meses, para planejar e fazer com que o evento ocorresse da melhor forma possível, e de forma gratuita. Acreditamos desde o início que podíamos fazer algo diferente (mais descontraído) para unir DBAs de todas as tribos, gerar networking e compartilhar conhecimento de forma gratuita, e isso nos deu muito trabalho! De acordo com o feedback que já recebemos até o momento, podemos dizer que o evento foi um SUCESSO! É claro que ele teve falhas, nada é perfeito! O importante é que o resultado geral agradou a grande maioria e desagradou poucos. Como já sabemos que é impossível agradar a todos, estamos muito felizes com os resultados alcançados!

Agradecemos a todos que compareceram ao evento, a todos que estão dando o seu feedback através da Pesquisa de Avaliação, aos nossos Patrocinadores: Dell EMC, TmaxSoft, Timbira, Strohl, OraMaster, Green, DBA4All e DBAcademy, e em especial ao anfitrião do evento, o Centro Universitário IBTA, pois sem ele o nosso sonho não teria sido realizado este ano!

 

3- Resultados da Pesquisa de Avaliação

Seguem abaixo alguns gráficos da pesquisa de avaliação que achamos interessante compartilhar para mostrar o perfil do público que participou do evento:

sgbds_atua

Imagem 03: SGBDs mais utilizados pelos participantes do evento

trabalhodba

Imagem 04: Tempo de experiência dos participantes como DBA

trabalhacomti

Imagem 05: Tempo de experiência dos participantes na área de TI

4- Resumo do evento

Tivemos um dia corrido! Na abertura do evento falamos como que o grupo DBA BRASIL se formou, onde ele atua e que o constitui. Tivemos 35 palestras distintas (36 se contar que uma delas foi realizada 2 vezes), e dentro de tudo o que ocorreu no evento, queremos ressaltar alguns acontecimentos positivos que o marcaram:

     1- As palestras “Protegendo o seu BD Oracle com autenticação em 2 etapas” e “Oracle Real Application Clusters on Extended Distance Clusters” foram  as bem mais bem avaliadas até o momento, e acreditamos que isso tenha ocorrido por motivos diversos, mas o principal foi porque elas tiveram demonstrações práticas ao vivo daquilo que os palestrantes estavam explicando;

     2- Houve uma grande procura por palestras sobre “Big Data”, tanto que, a palestra “Big Data: A nova onda” foi apresentada 2 vezes. A 2ª apresentação foi realizada em uma sala que foi preparada pela Organização,  de última hora, exclusivamente para ela, visando atender a procura e não frustar as expectativas dos participantes. Agradecemos ao palestrante por se disponibilizar a fazer a mesma apresentação em 2 horários distintos;

    3- A Organização cogitou se teria ou não uma parte do evento reservada para os “Lightning Talks“. A maioria optou pelo sim e eles foram inclusos no grade do evento. Parece que acertamos, pois a grande maioria gostou do que viu e ouviu. Sabemos que o espaço que tínhamos disponível era pequeno para a realização dele, e também do Encerramento, por isso, para caber mais gente, tivemos que improvisar, tirar as cadeiras da sala e pedir para o pessoal sentar no chão. Resultado: Sucesso, pois apesar do desconforto de sentar no chão, isso gerou um clima de descontração excelente, que agradou a grande maioria;

     4- Algumas pessoas assistiram a palestra “Gestão do Caos – uma viagem de moto pelo Cone Sul” e apesar de terem gostado, não entenderam o porquê dela fazer parte de um evento sobre Bancos de Dados. Para ficar mais claro, queremos ressaltar que este ano a Organização resolveu acrescentar ao evento uma trilha de palestras sobre “Carreira”, e a palestra citada estava enquadrada nesta categoria. Acreditamos que essa trilha de palestras deve ter ajudado muitos profissionais ali presentes a se preparar para dar um “UP” em suas carreiras, e ressaltamos que a sala 92 foi reservada exclusivamente para elas (isso estava escrito no quadro da página da Grade de Palestras). A avaliação geral sobre elas também foi muito boa!;

     5- Os patrocinadores como a Dell EMC, a TmaxSoft, a Timbira, a Strohl e a OraMaster  distribuíram ou sortearam diversos brindes bastante úteis durante o evento, como por exemplo, Power Banks (Dell EMC), elegantes chaveiros abridores de garrafas (Timbira), Modernos Kits para Churrasco (TmaxSoft), Ebooks (Strohl) e muitos outros. Não poderíamos também deixar de citar, que na “Sessão de Encerramento”, ocorreu um sorteio de um curso em Oracle Database da OraMaster;

     6- A grande maioria do público ficou contente com o que viram nas palestras e com o que viram no evento de um modo geral! Já estamos ansiosos para ver a próxima edição do evento que ocorrerá em 2018, e que certamente será melhor, pois já temos um pouco mais de experiência e temos uma previsão de que ele poderá ocorrer em um local que terá auditório, viabilizando desse modo, um espaço maior para a realização das sessões de Abertura, Lightning Talks e Encerramento!

 

IMAGENS DIZEM MAIS DO QUE PALAVRAS, PORTANTO, PARA SABER MAIS SOBRE O “DBA BRASIL 2.0”, VEJA O NOSSO ÁLBUM DE FOTOS.

 

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