O Pneu Furou? Compre um carro novo!

Quando iniciei no meu atual emprego, a empresa estava definindo que iria migrar todos os ambientes para a nuvem, seguindo a seguinte lógica:

Ambientes com tecnologia Microsoft iriam pra Azure.

Ambientes com outras tecnologias iriam para AWS.

Acho que a estratégia é justificável, mas eu faria de outra forma, o que não vem ao caso. Este artigo é para tratar de outro assunto: A criação de dificuldades para vender facilidades.

O Fato.

Alguns clientes começaram a reclamar que suas plataformas, após a inclusão de um usuário novo, só permitia que este acessasse a plataforma após uma hora. Começamos a investigar os códigos da aplicação e não encontramos nenhum erro no código. Em um dado momento, verificamos que o horário do web server estava diferente do fornecido pelo banco de dados, que encontra-se em uma SQL Server Azure Managed Instance.

 

A Solução

Problema simples de resolver, afinal, é só alterar o horário e/ou time zone da MI, certo?

ERRADO!

Para resolver este problema, teremos que recriar a instância e transferir os dados, pois alterar este parâmetro não é possível, conforme mostra a documentação da Microsoft (https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/sql-database/sql-database-managed-instance-timezone)

A Conclusão

Ou seja, se você estiver viajando com um carro fabricado pela Microsoft Motors e o pneu furar, você terá que comprar outro carro, trocar as bagagens de carro para prosseguir viagem.

Espero que a Microsoft reveja este problema ou teremos que rever nossas políticas de nuvem.

Antes deste problemas, já tínhamos alterado a estratégia de utilizar as Managed Instances, passando para Virtual Machines com SQL Server, pois temos mais controle sobre nossos ambientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.