Como ser um Excelente Gestor, amado por todos?

 

Muito tem-se falado sobre a excelência em gestão de pessoas nas empresas atuais, que com essa tecnologia galopante, cada dia cria novas funções, como o cientista de dados, e novas formas de trabalho, como o home-office.

Sabendo-se que não existe uma fórmula pronta para isso, pois cada pessoa única, e cada empresa ou departamento tem suas particularidades, temos que esforçar-nos para entender algumas das regrinhas básicas que descrevo a seguir. Para tornar-se um bom gestor, você deve:

  1. Ter capacidade de criar conflitos.
    • O bom gestor nunca deve ouvir os seus comandados, pois sabendo que toda briga tem três versões, a de um lado, a de outro e a verdade, ele deve escolher qualquer resultado sobre o assunto e gerar intriga entre as partes, assim, somente os mais teimosos vão reinar, mantendo o perfil da equipe mais homogêneo.
    • A melhor forma de criar conflitos é com a fofoca, como espalhar que a fulana disse que a beltrana está muito gorda, ou que o fulano disse que o sicrano trai a esposa.
  2. Ter pouca iniciativa e alta reatividade.
    • Como todos sabem, na maioria das empresas, toda pró-atividade será castigada, então o gestor que fica na dele, pode sobreviver por mais tempo. O bom gestor, enxerga os outros departamentos da empresa como seus concorrentes e, gerando ódio entre as equipes, poderá mostrar a todos que possui o total comando da sua.
  3. Não ser autoconfiante.
    • Ser autoconfiante mostrará um perfil de arrogância perante a seus superiores, por isso,  sempre que estiver em um dilema, o bom gestor deve pedir ajuda à diretoria e, se for o proprietário/presidente da companhia, deve perguntar para seu cônjuge, afinal, uma pessoa de fora, que não entende nada do que ocorre na empresa, pode dar uma opinião mais correta.
  4. Sempre exercitar a capacidade de livrar-se de talentos
    • O bom gestor tem sempre que ficar de olho nos talentos promissores de sua equipe e, assim que identifica-los, deve se livrar deles, pois ninguém pode saber mais que o chefe, caso contrário, ele pode perder o emprego.
  5. Jamais delegar o operacional
    • Se o bom gestor começar a delegar as funções operacionais a seus funcionários, em algum momento, alguém pode descobrir que ele não é mais necessário, demitindo-o, o que, no momento atual, ninguém deseja a si, talvez aos outros, não é mesmo?
  6. Fazer sempre o óbvio e nunca trocar informações.
    • Um grande problema desses gestores moderninhos, é sempre falar em criatividade e networking; fuja desses bordões, o bom gestor faz o que sempre foi feito, não é criativo, pois isso pode levar a uma falha e, consequentemente, à sua demissão; ele também nunca deve trocar informações verticalmente e, muito menos, horizontalmente, pois os inimigos estão à sua volta.
  7. Manter o controle é coisa para os fracos.
    • O bom gestor sempre tem que manter o controle de tudo o que está sendo realizado pela equipe, mesmo que sejam tarefas simples, mas se ele, erroneamente, delegou as funções operacionais aos seus comandados, pode ser que tenha um bônus com esta atitude estúpida, pois se algo der errado, ele tem em quem colocar a culpa. Um dos lemas do bom gestor é “A culpa é minha e boto ela em quem eu quiser!”.
  8. Ter em mente que, se já estudou no passado, está bom.
    • Muitos falam em aprendizado contínuo, mas o bom gestor não deve se iludir, isso é mais um desses modismos que inventaram no Facebook e no Linkedin; o importante é o bom gestor sempre vangloriar-se de seus estudos passados e de sua carreira ascendente, quando for questionado sobre o assunto, pois voltar ou continuar a estudar é para quem é operacional; para o bom gestor, ter o diploma da UniPodre já é mais que suficiente, já atingiu o Valhalla.
  9. Surpreender na avaliação de seus comandados
    • Com essa mania das empresas fazerem avaliações 360º, o bom gestor tem uma ferramenta de grande valia em suas mãos; com ela, ele pode promover os puxa-sacos e detonar os perigosos livre-pensantes e os crápulas criativos, afinal, quem não gosta de ser adulado ao mesmo tempo que se livra dos inimigos?
  10. Sempre fazer críticas públicas
    • Se alguém da equipe errar, o bom gestor não pode perder a chance de execrá-lo em público, de preferência, a frente da equipe e do cliente; dessa forma, todos na sua equipe se esforçarão em nunca falharem, e trabalharão com mais afinco. O bom gestor sabe que o medo sempre mantém a tribo unida.
  11. Solicitar compromissos e recompensar quem não o segue
    • Quando exigir algum comportamento, ou compromisso (como uma certificação, por exemplo), o bom gestor nunca pode recompensar quem seguiu as diretivas, pois estes não fizeram mais que a obrigação; já se algum puxa-saco não seguiu, deve parabenizá-lo por ser um visionário, pois quando a diretiva foi criada, os tempos eram outros.
  12. Lembrar-se que as pessoas são custos
    • Um funcionário, nada mais é que um custo para a empresa e, a qualquer momento, tende reduzir esse custo, diminuindo a equipe, mesmo que o trabalho tenha aumentado, desta forma, todos terão medo de serem demitidos e serão mais submissos.
  13. Ter em mente que nenhum funcionário é confiável
    • Se o funcionário não é nenhum parente ou nenhum queridinho do bom gestor, ele não é confiável e, a qualquer momento, poderá esfaqueá-lo pelas costas, portanto, o bom gestor tem sempre que demitir esses Judas que trabalham em sua equipe.

Se você chegou até aqui e achou que essas regras estão corretas, por favor, desista da área gerencial, pois você será odiado por quase todos (menos os puxa-sacos). Sei que é chato ter que explicar piadas, mas tudo não passa de sarcasmo e ironia; se entendeu isso e fizer tudo ao inverso, você estará em um bom caminho.

Lembre-se que o termo EQUIPE não é sinônimo de um crápula no comando e um monte de submissos trabalhando sem questionar, o nome disso é CÉLULA TERRORISTA, que, na melhor das hipóteses, criará excelentes homens-bomba, que puxarão a cordinha a qualquer momento, para conquistar as 72 virgens.

Tenha em mente que as críticas são boas, mesmo as que não são construtivas, pois apontam que existe algo de errado, que até pode ser com quem critica, mas sabendo ler nas entrelinhas, você terá muitas chances de melhorar o ambiente em que vive.

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