Oracle GoldenGate: Introdução
By franky
Olá pessoal, nesta série de artigos vou escrever sobre o Oracle GoldenGate, para que ele serve, como instalá-lo, como configurá-lo, como efetuar a carga de dados inicial, como iniciar a replicação e outras coisas mais.
O Oracle GoldenGate é um software que permite replicarmos dados em ambientes heterogêneos, por exemplo replicação de dados entre Oracle e SQL Server. É possível utilizá-lo para diversas finalidades como solução de alta disponibilidade, integração de dados em tempo real, captura de dados transacionais, replicação de dados, transformação e validação entre sistemas transacionais e analíticos.
O GoldenGate faz a replicação e a manipulação dos dados no nível transacional entre diferentes plataformas para toda a empresa. Basicamente trabalha com transações efetuadas garantindo integridade e baixo impacto no desempenho do ambiente.
As seguintes topologias são suportadas:
Além das topologias acima apresentadas, o GoldenGate atende também as seguintes necessidades de negócio:
- Continuidade operacional e alta disponibilidade;
- Migrações de bancos de dados e carga inicial de dados;
- Integração de dados;
- Atualização e construção de ambientes DSS e DW.
A suíte do GoldenGate é composta dos seguintes produtos:
- Oracle GoldenGate Media Pack: é o conjunto essencial do GoldenGate que reune os processos de captura e entrega de alterações nos bancos de dados.
- Oracle GoldenGate Veridata: utilizado para comparar dados entre origem e destino, identificar o tempo de atraso na replicação e corrigir dados fora de sincronismo.
- Oracle GoldenGate Management Pack: é composto do GG Monitor e do Plugin para o OEMCC.
- Oracle GoldenGate for Big Data: permite integrar dados dos trail files com tecnologias de Big Data como HDFS, HBase, Kafka, Flume, JDBC, Cassandra, and MongoDB.
- Oracle GoldenGate Application Adapters: possibilita a utilização do Java Message Services (JMS) como origem e/ou destino.
O Oracle GoldenGate oferece suporte para captura (capture/extract) de dados diversos bancos de dados:
- Oracle Database
- MySQL
- IBM DB2
- Microsoft SQL Server
- Sybase
- Teradata
- Enscribe
- SQL/MP
- SQL/MX
- Informix
- JMS Message Queues
Para a entrega (delivery/replicat) dos dados:
- Todos os listados acima
- TimesTen
- Flat Files
Também suporta diversas plataformas de sistemas operacionais:
- Linux
- Windows
- Oracle Solaris
- IBM AIX
- IBM z/OS
- IBM iSeries
- z/Linux
- HP-UX
- HP NonStop
- HP OpenVMS
Neste breve post vimos um pouco sobre o que é o Oracle GoldenGate, alguns de seus benefícios e topologias, os principais produtos da suíte e em que plataformas e bancos de dados ele é suportado.
No próximo post vamos ver como instalá-lo no sistema operacional Linux para só depois então começarmos a explorar sua arquitetura.
Abraços e até mais.
Franky
Referências:
O post Oracle GoldenGate: Introdução apareceu primeiro em Lore Data.
Fonte: Franky Weber – Lore Data